Inf. Gerais

Diretor do Evento: Rui Mora

Supervisor FPO: Tadeu Celestino

Localização e Acessos

O centro do evento (secretariado, partidas, chegadas, banhos, Solo Duro e Baby Sitting ) situa-se no Centro Cívico, na Miuzela do Côa – Almeida

40°30’43.6″N 7°00’14.3″W

40.512112, -7.003977

Para quem vem de Oeste (Portugal) e Este (Espanha), pela A25, seguir pela saída 32, na N324, em direção a Cerdeira do Côa, depois de passarem a Cerdeira vão encontrar placas de sinalização laranjas e brancas até ao secretariado.

O estacionamento realiza-se junto da zona do Secretariado.

Secretariado

O Secretariado funcionará no Centro Civico entre as 20h00 e as 22h00 do dia 15 sexta-feira e entre as 08h00 e as 18h00 no dia da prova.

Recolha de chaves e sacos no secretariado;

Segurança

Os caminhos e estradas estão abertos ao trânsito, sendo que a prova se desenrola em algumas áreas urbanas e as áreas de floresta, pelo que se recomenda cuidado nas zonas de menor visibilidade;

Termos de Responsabilidade

Termos de Responsabilidade a preencher e entregar no secretariado antes da partida na altura do levantamento do peitoral da equipa.

Maiores 18 anos           Menores

Primeiros socorros junto ao local de chegada.

Em caso de acidente durante os percursos use os contactos de emergência:

Director da Prova – 910286478;

B.V. Almeida – Telefone: 271 574 222 ou Telemóvel: 961338495;

Nº Nacional Socorro – 112.

Sistema de Controlo

Nesta prova será utilizado o sistema electrónico SportIdent.

Cada atleta leva, além do mapa, um chip de controlo electrónico (a organização aluga a quem não tiver).

A equipa comprova a passagem por cada ponto de controlo após inserir o chip na unidade de leitura da respectiva baliza (cerca de 1 segundo até ouvir um bip).

Os pontos devem ser controlados por todos os elementos da mesma equipa, sendo que esse controlo não poderá exceder 1 minuto de diferença entre todos os elementos de uma mesma equipa.

À chegada os dados do chip são lidos para verificar a execução do percurso.

Relembramos, que em caso de falha do sistema SportIdent, deverá ser picotado um dos quadrados de reserva do mapa.

Prémios

Serão atribuídos os seguintes prémios:

Às 3 primeiras equipas classificadas de cada escalão/sexo dos escalões de competição (Títulos NACIONAIS e IBÉRICOS);

Às 3 primeiras equipas classificadas dos escalões de Promoção;

Outras Informações

As áreas de prova estão interditas para treinos com mapa, sob pena de proibição de participação no evento;

Não será autorizada a partida/participação do atleta que não tiver o peitoral devidamente fixado no seu equipamento. O peitoral será entregue pela organização.

Bar e Entrega de Prémios

No Centro Cívico da Miuzela existe serviço de refeições, na sexta feira, mas mediante marcação previa.

O serviço de bar, dispõe de bebidas, sopa, sandes diversas, café, etc.

Banhos

Sinalização na Arena, próximo do centro de evento

Solo Duro

Haverá solo duro disponível a partir das 20h00 do dia 15 de novembro, os atletas que se mostrarem interessados nesta solução, devem para o efeito solicitar à organização a sua pulseira para acesso ao solo duro, pois tem de ser marcado antecipadamente .

Regulamento FPO Rogaine

Rogaine/FAQ

O que é o Rogaine?

O Ori-Trail / Rogaine é uma disciplina de orientação baseada na estratégia de eleger os controlos a visitar, em equipa de 2 a 5 elementos, em grandes espaços e com um tempo limite. A escolha dos itinerários é livre e cada controlo tem uma valorização em pontos, sendo o objetivo de cada equipa conseguir a máxima pontuação no tempo definido.

O conjunto de controlos disponíveis deve ser suficientemente alargado para que não seja possível realizá-los todos no tempo da prova obrigando assim à definição de uma estratégia por parte de cada equipa.

Posso participar nesta prova sem perceber de orientação?

É necessário que pelo menos um dos elementos da equipa tenha competências de leitura de mapas e navegação . Os restantes elementos podem aproveitar esta actividade para uma formação prática.

Posso participar sozinho?

Não! Esta é uma prova de equipa que pode ir de 2 a 5 elementos. As equipas podem ser femininas, masculinas ou mistas (ver secção sobre Inscrições).

Porque é que o mapa é entregue antes do inicio da prova?

O mapa é entregue 15 minutos antes da prova ter inicio, de forma a possibilitar ás equipas o analisarem e estabelecerem o percurso que achem adequado para a estratégia escolhida.

Tenho que ir a todos os postos de controle?

Não! Cada equipa deve escolher quais os postos de controle que quer ir, e que se adequa à estratégia estabelecida pela equipa. Não é necessário dizer à organização quais os pontos de controlo pelos quais vai passar, podendo a qualquer altura da prova abdicar ou adicionar novos postos de controle.

É necessário levar algum material para a prova?

É obrigatório levar o seguinte material:

Por participante: Dispositivo de controlo SPORTident, comida energética para o dia, recipiente com água, dorsal fornecido pela organização;

Por equipa: Telefone móvel;

É aconselhado o seguinte material:

Por participante: equipamento para protecção das pernas (caneleiras e/ou calças)

Por equipa: Uma bussola, kit médico (pensos rápidos, vaselina, compressas esterilizadas, liquido anti-séptico ou sabão, canivete ou tesoura), uma manta de sobrevivência;

Tenho de levar água e comida?

A equipa é responsável pela gestão da alimentação e hidratação.

Cada elemento tem que levar água e comida, mas a organização providencia dois abastecimentos situados em zonas do percurso, que terá alimentos, fruta e água.

O que acontece se ultrapassar o tempo limite?

Até 30 minutos depois do tempo limite, são descontados 10 pontos por cada minuto passado. Após os 30 minutos, a equipa é desclassificada.

A minha equipa é constituída por elementos de vários clubes de orientação, ou não federados, como devo efectuar a inscrição?

Se fizerem a inscrição no Oasis devem colocar uma observação para a organização com a constituição da equipa.

A inscrição também pode ser feita por email (ver secção sobre Inscrições).

Como funciona o sportident?

O sportident é um pequeno dispositivo que regista os tempos de passagem nos postos de controlo, quando inserido na box de controlo. Cada atleta irá transportar um dispositivo, que, ao ser inserido na box de controlo irá emitir um som. Caso isso não aconteça deve utilizar o alicate presente no suporte da baliza para picotar no mapa, nas zonas R1, R2 e R3. Caso contrário, a pontuação nesse posto de controlo não será atribuída.

Saiba mais sobre a utilização do Sportident